sábado, 12 de janeiro de 2013

No nosso jardim

       Quando plantamos em nossa casa um pinheiro, que nem é típico da nossa região, não poderíamos imaginar que prazer de confusão viraria nosso jardim. Bom, não temos um jardim de verdade, afinal vivemos em uma típica casa de cidade grande, puro cimento ao nosso redor, mas arrancamos alguns quadrados do chão e lá colocamos nossa muda de pinheiro.
       Depois disso, com o pinheiro quase da altura da casa, já presenciamos cenas muito peculiares, construções caprichosas de ninhos delicados e firmes, brigas entre os donos dos ninhos e alguns pássaros maiores, diga-se de passagem que o bem-te-vi é o mais arengueiro de todos, acho que devido ao seu tamanho tipo "galinha". Sim, eles são malhados perante o tamanho de alguns e se valem disso pra fazer a maior confusão. 
Nessas horas de confusão, que costumam ser as primeiras do dia, geralmente meu marido levanta e vai curiar de todas as janelas possíveis o que está acontecendo o que faz com que um raio de sol fulmine meus olhos astigmáticos.
     Outro dia presenciamos por várias horas a tentativa persistente dos pais pássaros tentando ensinar ao seu filhote como se deve fazer. Coitado, me coloquei no lugar dele e me vi no alto de um edifício de uns 20 andares com minha mãe insistindo que eu era capaz. Sim, isso deve ser a vida!
     Atualmente, temos um ninho numa palmeirinha que chamamos de Chico César devido à sua aparência. Os pássaros que o fizeram são conhecidos no interior como lavandeira. Não faço a menor ideia do nome científico.
Há uma frase, creio que do Quintana, que fala sobre não corrermos atrás das borboletas, mas plantarmos uma flor no nosso jardim que elas virão até nós. No caso, não foi no sentido metafórico, nossas plantas atraíram mesmo alguns visitantes e a confusão lá fora pelo loteamento dos melhores galhos está formada.
      Espero que nossos "sem-galhos" não saiam daqui tão cedo, que continuem fazendo suas necessidades no carro e na borda da piscina, que nos acordem com seus barulhos de namoro pois não há despertador melhor, e que a natureza nos ensine, e a nossos filhos também, que ela merece respeito e cuidado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário